Buscar
  • Roseana Macedo

Um olhar sobre o isolamento social...

Frente á este cenário tão delicado que estamos atravessando, aliado ao confinamento necessário e todas estas mudanças em nossas rotinas, é possível que ocorram algumas distorções cognitivas bem como, o aumento da ansiedade como consequência.


Este aumento da ansiedade neste momento é comum em pessoas que tenham ou não o transtorno da ansiedade, sejam elas, a ansiedade generalizada, fobias, fobias especificas, pânico e suas variações.


Por mais difícil que seja, cabe a nós, tentarmos colocar o nosso foco no que é real e no que podemos fazer para nos sentirmos um pouco mais confortados emocionalmente.


E para contribuir com este conforto emocional, primeiramente é preciso que entendamos que a ansiedade é natural, ainda mais neste momento. E que existem pequenas atitudes comportamentais e estratégias terapêuticas como por exemplo; treino respiratório e relaxamento que juntas auxiliam à amenizar a ansiedade. E um dos primeiros passos para encontrar o equilíbrio emocional é:


- Focar em pensamentos mais realistas e menos catastróficos, tentando não deixar que pensamentos de medo povoem a mente;


- Lembrar que o confinamento é provisório e preventivo, logo logo, estaremos retomando nossas atividades habituais e/ ou nossas novas atividades e habilidades adquiridas neste período;


-Focar no “agora”, no que podemos fazer hoje para nos deixarmos mais tranquilos emocionalmente: ler um bom livro, que antes não tínhamos tempo? Assistir uma série favorita, uma comédia? Ouvir uma boa música? Falar com os amigos que há tempos não falava? Fazer cursos online? Fazer uma receita de culinária? Exercícios de alongamento? Aula de ioga pela internet? Uma meditação? Curtir a presença das pessoas que amamos em nossa casa? Fazer uma lista de coisas que se quer fazer após o confinamento? Programar uma viagem para depois do confinamento, pesquisando a região bem sua cultura e afins? Entre muitas outras coisas que sempre arranjávamos desculpas para não fazermos ou porque realmente não podíamos por falta de tempo;


Todas essas atitudes nos darão novos focos e consequentemente nos ajudarão a mantermos nossa saúde emocional em dia, proporcionando uma travessia menos turbulenta e desenvolvendo muitas vezes, habilidades que nós mesmos não tínhamos nem ideia que as possuíamos.

Enfim, cuidarmos do nosso emocional é tão importante quanto mantermos os outros cuidados que já estamos realizando, para que possamos sair o mais rápido possível deste cenário e ainda mais fortes e esperançosos usufruindo dos bons momentos, com um novo olhar acerca das dificuldades, e com novos significados diante da vida.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle